sábado, 6 de junho de 2015

Se Posicione nos Motores de Busca


por pmelink

Levar os cibervisitantes ao site de uma empresa é um dos grandes desafios do marketing da era da Internet. A publicidade, promoção, troca de banners e de hiperligações são alguns dos métodos usados, mas mais simples e mais barato é garantir uma boa colocação nas respostas a pesquisa por palavra nos motores de busca.

Os estudos provam que mais de 70 por cento dos acessos a um site de Internet são iniciados a partir dos principais motores de busca e é fundamental que, perante os biliões de páginas que actualmente estão online, o seu site fique posicionado entre os 10 a 20 primeiros resultados na pesquisa pelo termo ou nome que melhor define o seu negócio. Para o conseguir existem vários métodos possíveis, mas o primeiro passo é determinar qual o tipo de visitantes que quer atrair.


Determine o tipo de visitantes que quer atrair


O tipo de site, o âmbito nacional ou internacional e o objectivo de comércio, promoção ou institucional são factores que influenciam o tipo de público que interessa levar à página. Uma pequena empresa que não deseja realizar negócios com parceiros internacionais e que mantém apenas um site institucional não deve preocupar-se em registar o seu endereço nos milhares de motores de busca existentes. Mas, se a empresa se chama ADCDEF, ou vende um produto com esse nome, certamente que lhe agrada que numa pesquisa a página apareça entre os primeiros resultados apresentados. 

Os factores determinantes da escolha a fazer são:

Site institucional - para os sites institucionais interessa levar pessoas que procuram produtos e serviços que a sua empresa vende, com uma linguagem que se adapte ao tipo de cultura de empresa que mantém. Este site deve estar bem posicionado nos motores de busca em relação ao nome da empresa, tipo de negócios e nomes de produtos.

Site Comercial - numa página cujo objectivo é vender produtos é obrigatório que o posicionamento no motor de busca seja um dos primeiros em relação ao tipo de produtos que comercializa, marcas, nome da empresa. Aqui pode justificar-se a compra de um tipo de serviço especial que alguns motores de busca oferecem, que é a listagem separada na página de respostas.

Âmbito geográfico


Nacional - se não tem pretensões de conseguir negócios internacionais deve apostar mais em registar o seu site nos motores de busca locais, mas não esquecendo os principais pesquisadores mundiais já que muitos dos utilizadores que lhe interessam podem usá-los. Mas, não valerá a pena provavelmente gastar tempo e paciência e inscrever o site num motor de busca da Polinésia.

Internacional - para abrir as portas a visitantes de vários países, mesmo que sejam de origem portuguesa, tem de contemplar a inscrição do site nos maiores pesquisadores internacionais, mas também nos motores de busca principais das áreas geográficas a que quer chegar. Se lhe interessam os visitantes da Galiza procure qual o motor ou motores de busca mais usados na região. Porém, não se esqueça que terá de ter na página pelo menos uma versão em inglês.

Grau de especialização


Generalista - para um site generalista a escolha dos motores de busca a utilizar deve seguir o critério dos mais utilizados.

Especializado - se o seu site vende ou anuncia produtos ou serviços especializados tem de procurar se existem motores de busca especificamente dirigidos à comunidade que lhe interessa chegar.

Ainda assim, os motores de busca mais importantes não devem ser nunca ignorados, seja qual for o tipo ou âmbito do seu site. Os motores de busca nacionais são, naturalmente imprescindíveis, sobretudo o AEIOU, Terravista e SAPO. Nos pesquisadores internacionais ficam os mais importantes, considerados pelo maior número de visitantes mas também pela dimensão de páginas registadas, (por ordem alfabética): AltaVista; Ask Jeeves; Excite; FAST Search; Google; Inktomi; Lycos; Northern Light; Yahoo. Os motores de busca especializados dependem da área de especialização, de computador, de newsgroups, de informação médica, legal e científica, entre outras. No site Search Engine Watch pode encontrar diversas listas de motores de busca temáticos









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