quarta-feira, 10 de junho de 2015

História dos video games e jogos


por Jogos e Jogos online

Antes de se falar em jogos online é preciso conhecer um pouco sobre a origem dos jogos de videogame e computadores.


O primeiro aparelho que mais se assemelhava a um videogame surgiu 1947, um dispositivo que simulava um jogo de mísseis acertando alvos, criado por Thomas Goldsmith Jr. e Estle Mann. Mas só nos anos 70 os jogos eletrônicos começaram a ganhar popularidade, com a chegada dos consoles domésticos, como o Atari 2600.



Nos anos 80 surgiram videogames que fizeram história e que muitos de hoje ainda conhecem como o Nintendo (ou NES, ou ainda Nintendinho) , Master System, ambos de 8 bits, e no final dos anos 80 o Genesis (Mega Drive), de 16 bits.





Os anos 90 acredito ser a década mais revolucionária no mundo dos jogos e videogames. A partir dessa década, a disputa pelo mercado de jogos eletrônicos fica acirrada. No início da década de 90, o Genesis (Mega Drive) da Sega disputa o mercado dos jogos de 16 bits com o Super Nintendo (Super Famicom ou SNES) da Nintendo.




Mais tarde a gigante Sony entra no mercado com o Playstation (Playstaion One, PSX, PS One) para brigar com o Sega Saturn, os dois populares de 32 bits.



Ainda na década de 90 surgem o Nintendo 64 e o Sega Dreamcast, videogames de 64 e 128 bits, respectivamente.

Algo importante a mencionar é sobre o termo bits, que foi por muito tempo utilizado para classificar a qualidade dos jogos para os grupos de videogames. O termo bits foi criado pelos profissionais de marketing para facilitar o entendimento do consumidor para que se pudesse organizar em grupos os consoles da época. No entanto, o termo bits foi sendo descartado aos poucos, pois percebeu-se que a qualidade dos jogos estava relacionada com muitos outros fatores além dos bits, como memória ram, processador de vídeo, etc.


Os anos 90 não foi só invadido pelos videogames, mas também pelos computadores (é aí que entram os jogos online). Os computadores começaram a chegar no Brasil no início dos anos 90. A Internet, na segunda metade desta década.

Na época, os computadores eram capazes de rodar jogos mais sofisticados que os videogames e os jogos para PC começaram a se popularizar. O jogo Doom, por exemplo foi um marco histórico para os jogos de PC, um dos jogos mais conhecidos e jogados do mundo.

Nos anos 2000, com o grande uso da internet e dispositivos móveis, o mundo dos jogos eletrônicos cresceu e se tornou muito comum para todas as pessoas.

A internet também possibilitou a rápida disseminação dos jogos e contribuiu para a criação dos jogos em massa, que são jogados por pessoas do mundo todo em tempo real. Counter Strike, Unreal Tournament, Second Life, FarmVille, entre muitos outros.

Os jogos online têm a vantagem de não precisarem ser instalados e podem ser jogados no browser, necessitando apenas de um plugin. Geralmente o Flashplayer.



Atualmente, temos uma diversidade imensa de jogos e dispositivos capazes de rodarem jogos. Temos o Sony Playstation 2 e 3, Microsoft Xbox 360, Nintendo Wii, celulares, smartphones, iPhones, computadores, TVs…



Leia também 







Nenhum comentário:

Postar um comentário