quinta-feira, 18 de junho de 2015

Otimize seu Público



por LARISSA METZKER 




O monitoramento das visitas de um site ou blog é essencial para saber a eficiência das estratégias de marketing utilizadas para atração de público e conversão de vendas. Esse monitoramento deve ser realizado por meio de análises aprofundadas da chamada origem, métrica que aponta como o internauta foi levado para dentro da página. A partir desse indicador, será possível realizar uma série de outras avaliações que ajudarão o empreendedor a melhorar os resultados financeiros do negócio. Até aqui já deu para perceber que esse é um tema muito importante, portanto, fique atento: a partir de agora, você vai saber o que deve ser feito para a otimização do monitoramento das suas visitas! Acompanhe-nos:


Conheça as possíveis origens de tráfego


Antes de começar a analisar as estatísticas das visitas do seu site, você deve entender quais são os tipos de origem existentes, ou seja, quais ferramentas possuem o potencial de transportar o consumidor para dentro do seu site ou blog. As possibilidades são amplas! Aqui vamos descrever as cinco mais comuns. Confira:


Redes sociais


Comumente, o internauta que segue os perfis da sua marca nas redes sociais (como Facebook e Twitter, entre outros) acaba migrando para o seu site. Se suas postagens nessas redes sociais têm boas chamadas para seu site ou blog, o usuário se sente motivado a acessar sua página em busca de informações mais detalhadas sobre o conteúdo ou produto que viu em determinada postagem.


Campanhas/propaganda


Você lançou uma campanha de e-mail marketing ou publicou anúncios em blogs parceiros? Esse tipo de ação também é muito eficiente na geração de tráfego. Os internautas clicam em links direcionados e são transportados diretamente para dentro do site.


Busca orgânica


Nesse caso, o internauta chega até a sua página por meio das pesquisas em ferramentas de busca da Internet, como o Google. Ele vai acessar o link sem ajuda dos anúncios patrocinados, portanto, é importante que o afiliado trabalhe com otimização de ferramentas de busca (SEO) para garantir bons posicionamentos.


Links patrocinados


Os links patrocinados são um investimento importante para o afiliado que deseja gerar mais tráfego e vendas. Os anúncios pagos mais usados são o Google AdWords e o Facebook Ads. Com certeza eles serão responsáveis por uma fatia importante da origem do seu site.


Domínio


Esse é o cenário ideal: o internauta digita o domínio do seu site ou blog diretamente na timeline do navegador. Isso quer dizer que ele já conhece sua marca e produtos. Trata-se de um consumidor fiel e que deve ser mantido!


Onde encontrar as estatísticas e como analisá-las?


Neste ponto do nosso post, você já deve ter começado a entender o que é a origem e quais são as principais ferramentas de geração de tráfego para o seu site. 

Mas, afinal, como poderá identificar, efetivamente, de onde estão vindo os visitantes da página? Para isso, será necessário recorrer à tecnologia. Hoje em dia há, no mercado, diversos mecanismos de monitoramento de visitas. O mais popular deles é, sem dúvidas, o Google Analytics, que oferece o serviço gratuitamente. 

A utilização do Analytics é muito simples. Basta ter uma conta no Google e fazer o cadastro no aplicativo. Em poucos minutos, você poderá começar a usar a ferramenta, que oferecerá relatórios diversos. Seu uso é muito simples, de modo que que qualquer empreendedor virtual pode destrinchá-la sem problemas! 

Veja o que fazer passo a passo:

A primeira questão a ser observada a partir do aplicativo é a quantidade de visitas que seu site (ou blog) recebe por dia. Em seguida, o afiliado precisa verificar a origem do tráfego e comparar resultados. Por fim, será o momento de analisar os padrões de comportamento do consumidor.

Os detalhes sobre essas questões você encontra abaixo!
Quantidade deve ser acompanhada de qualidade!

Quantidade não é tudo! Um número alto de visitantes não diz muita coisa sobre o sucesso do negócio. O afiliado também deve entender a qualidade da origem. Para fazer esse tipo de análise, ele deverá utilizar pelo menos mais duas métricas importantes: a do tempo de visitação e a da taxa de conversão.


Tempo de visitação


Imagine um cenário em que 50% dos acessos de um site são originados de links patrocinados. À primeira vista, esse empreendedor pode ter a impressão de que seu investimento valeu a pena, mas o problema é que, ao analisar o tempo de navegação, ele descobre que os anúncios não estão gerando audiência de qualidade, ou seja, as pessoas deixam a página rapidamente e não compram. Isso significa que está na hora de mudar, pois o importante é usar as estatísticas para otimizar as suas estratégias de marketing.


Taxa de conversão


Outra métrica importantíssima para avaliação da qualidade da origem é a taxa de conversão: o empreendedor deve avaliar se os visitantes estão realmente comprando. Se isso não ocorrer, algo deve estar errado. A dica é analisar o índice de vendas de acordo com a origem para que o empreendedor possa traçar planos de ação separados para cada uma das ferramentas de marketing utilizadas (redes sociais, links patrocinados, etc.).


Descubra o que a origem revela sobre sua audiência!


Ao analisar a origem do site, você ainda poderá descobrir dados muito importantes sobre o perfil da sua audiência. As estatísticas fornecidas pelo Analytics permitem que o empreendedor compreenda padrões de comportamento e hábitos de consumo no momento da navegação. Essas questões devem ser utilizadas pelo afiliado como um norte para tomada de decisões futuras e direcionamento de novas estratégias de marketing.


Entenda melhor!


O Analytics dirá quais páginas do site recebem mais visitas e possuem mais tempo de navegação. 

A partir dessa análise, o afiliado poderá descobrir quais publicações chamam mais atenção dos consumidores e quais possuem os maiores índice de rejeição. Com esses dados em mãos, ele conseguirá, inclusive, identificar quais dos produtos anunciados fazem mais sucesso entre o público. 

Os relatórios também vão ajudar os afiliados que trabalham com Marketing de Conteúdo a perceber quais temas agradam mais ao público, já que eles conseguem identificar os textos que retêm maior atenção dos visitantes. 

O mesmo ocorre com as redes sociais: no caso delas, o empreendedor poderá verificar quais posts conseguem gerar mais tráfego. Em ambos os casos, o segredo é apostar nas publicações mais populares. 

Os afiliados também poderão observar se estão obtendo retorno satisfatório para investimentos em geral. O aplicativo indica se as campanhas patrocinadas estão gerando tráfego e, principalmente, se estão convertendo bem. A partir desses dados, será possível, no futuro, fazer aplicações mais eficientes dos recursos. O Analytics também possibilita a análise das palavras-chave, indicando quais delas estão sendo mais eficientes para a geração de tráfego e conversão de vendas.

Em uma análise mais aprofundada desse item, o empreendedor conseguirá ainda compreender se as ações estão sendo segmentadas corretamente e se têm efetivamente alcançado o público alvo desejado. Outra questão importante a ser avaliada é o retorno dos visitantes. O aplicativo consegue indicar qual porcentagem do tráfego é composta por pessoas que já visitaram a página anteriormente. 

Se esse número for muito baixo, é um sinal de que o empreendedor não está conseguindo fidelizar a clientela. Nesse caso, o site pode ter problemas de conteúdo ou navegação, e corrigi-los é essencial! 

O Analytics vai dizer ainda se o internauta acessou o site por meio de um smartphone. Se o número for elevado, indica que pode ser uma boa ideia investir em mobilidade! Nesse caso, é essencial que seu site tenha layout responsivo (ou seja, que funcione bem em qualquer formato de tela). Outra boa estratégia é abrir um perfil no Instagram, rede social exclusivamente voltada para os aparelhos celulares.




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