quarta-feira, 4 de março de 2015

Saiba antes de Montar um e-Commerce



por kassia@webgenium.com.br

Para quem deseja abrir o seu próprio negócio ou mesmo expandir o atual, o comércio eletrônico se posiciona como uma excelente oportunidade. Apenas em 2013, o e-commerce brasileiro movimentou cerca de R$29 bilhões e espera superar os 20% de crescimento em 2014.

Para garantir a sua fatia neste mercado, contudo, é preciso ter em mente que, assim como qualquer outra empresa, as lojas virtuais exigem um plano de negócios bem estruturado, assim como investimentos em marketing e operação para atrair e converter clientes. Para ajudá-lo nesta tarefa e fazer com que seu empreendimento virtual comece com o pé direito, selecionamos algumas questões que você precisa saber e se atentar antes mesmo de montar um e-commerce. Confira!


Conhecer o mercado e público que pretende trabalhar

Antes mesmo de decidir quais produtos comercializará e ate mesmo o valor que cobrará por eles, é indispensável que você estude e avalie a fundo o mercado, bem como o público que pretende trabalhar. Isto interferirá em toda a sua estratégia: desde o design de sua loja virtual até as ações promocionais que investirá. Por isso, pesquise, teste e valide tudo o que é preciso antes mesmo de decidir montar a sua loja virtual.


A logística e o frete cobrado são fatores críticos 

É preciso ter em mente que as lojas virtuais proporcionam uma experiência de compra diferenciada do comércio tradicional. Isso porque após os esforços de conversão em venda, o seu cliente entrará numa grande expectativa quanto ao recebimento do produto adquirido. Por isso, toda a sua logística precisa estar integrada: estoque virtual atualizado conforme o real e fornecedores de qualidade e confiança, para garantir o cumprimento dos prazos. O atendimento, as estratégias de comunicação em cada etapa do processo, dentre outros fatores relacionados a este processo exigem máxima atenção para ganhar a confiança do cliente, fidelizá-lo e, consequentemente, receber mais pedidos provenientes do marketing boca a boca.

O valor do frete cobrado, por sua vez, também é de extrema importância e está ligado ainda ao processo de tomada de decisão do cliente. O número de carrinhos abandonados por este motivo é considerável e, por isso, dispor de opções de entrega com valores acessíveis torna-se também indispensável para o sucesso do negócio.


A plataforma escolhida faz toda a diferença

Não, as plataformas de e-commerce não são todas iguais. Por isso, antes de optar apenas pelo preço em sua decisão, é fundamental que você avalie os recursos, funcionalidades e facilidades disponíveis. Atente-se principalmente a:

Possibilidade de integrações com software de gestão, CRM (ferramenta para gestão de relacionamento com o cliente), dentre outros;

Layout responsivo, para atender à crescente demanda de mobilidade do mercado como um todo;

Facilidade de integração com gateway de pagamentos para oferecer amplas possibilidades aos seus clientes;

Design personalizado, conforme as demandas do mercado e público escolhidos;

Integração com os principais comparadores de preço do mercado, como o Google Shopping e o Buscapé, por exemplo;

Possibilidade de inserção de categorias e produtos por conta própria, fácil e ágil.


É preciso mensurar tudo, o tempo todo

Precificar e definir margem de lucro, saber onde, como e quando investir em estratégias de marketing digital, estruturar um relacionamento com o cliente com foco em retenção… Tudo isto é de suma importância. Contudo, além de tomar as decisões, é preciso acompanhar os resultados gerados por cada uma delas o tempo todo. Para isto, é indispensável definir indicadores-chave de performance e as métricas que serão analisadas. Isto propiciará a otimização de sua loja virtual e, consequentemente, o crescimento do seu negócio.