segunda-feira, 16 de março de 2015

Divulgando na Internet


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por Guilherme Coutto

Divulgação na Internet é uma ótima forma para empresas, e seus produtos ou serviços, alcançarem o seu público-alvo e, dessa forma, aumentarem as vendas, os lucros e todas essas coisas que são as que realmente todos querem.

Mas é muito fácil se “perder“ nesse quase infinito mundo de canais de divulgação na internet. E quando isso acontece você perde dinheiro e tempo, e como tempo é dinheiro, então, você perde dinheiro duas vezes, triste, não?

Como saber em quais canais eu devo realmente investir? Como saber quais os principais meios de divulgação na internet?

Nesse post eu vou falar sobre os principais, os que você tem que considerar em sua estratégia de marketing digital.


1 – Buscadores


Os Buscadores são uma das melhores mídias digitais, na minha opinião. Existem duas formas de usar essa mídia, através de SEO e Links Patrocinados.

O SEO são técnicas e estratégias para que seu site apareça nas páginas dos buscadores sem que você precise pagar a eles por isso.

Nos Links Patrocinados, você paga ao buscador para que seu anúncio apareça na primeira página quando buscarem pelo produto ou serviço que você vende.

Acredito que os buscadores, sobretudo o Google, é uma mídia básica para qualquer um que queira crescer no mundo digital. Invista tempo e dinheiro aqui!



2 – Redes Sociais


As redes sociais são importantíssimas em qualquer estratégia online, pois com elas você pode criar sua “mídia própria” diminuindo sensivelmente o investimento em publicidade e aumentando o relacionamento com seus clientes.

Grande parte do futuro das ações de marketing envolve o uso de mídias próprias em campanhas de cunho viral. Aqui também você pode pagar para acelerar o processo, como no caso dos links patrocinados do Google, no Facebook você pode usar o Facebook Ads.

Esteja na principal rede social, o Facebook, depois tente encontrar outras redes sociais que seu público se interesse. Comece por outras grandes, como o Twitter, o Pinterest, o YouTube. Depois tente encontrar redes sociais de nicho, por exemplo, a Sky Nerd e o LinkedIn.


3 – E-mail Marketing


Algo essencial para qualquer um, seu negócio é digital ou tem uma parte digital? Você vende produtos ou serviços pela internet? Você tenta conseguir mais clientes pela a internet?

Então, você precisa, SIM, usar o e-mail marketing. E, não, o e-mail marketing não morreu, e nem deve morrer.

Crie um mailing list segmentado e campanhas interessantes para o seu público ( se for loja virtual, por favor, crie promoções, é disso que o povo gosta! ).

Daí, você verá o poder do e-mail marketing, e vai torcer para que seu concorrente ache que o e-mail marketing morreu.




4 – Blog


O Blog é a principal mídia social que uma empresa pode ter, pois redes sociais podem acabar ( assim como o Orkut já acabou ), mas o seu blog permanecerá válido. Blog também é o inicio de qualquer estratégia que envolva a otimização de mídias próprias.

Junte blog com SEO, redes sociais e e-mail marketing, e você terá um “combo” de mídias próprias muito fortes e, sabendo trabalhar, pode ser o suficiente para seu negócio online começar a crescer.


5 – Comparadores de Preços


Aqui já entramos em canais de mídia que são totalmente pagos. Os comparadores de preço são uma mídia digital quase que exclusiva para lojas virtuais.

Essa mídia ajuda muito a aumentar as vendas dos varejistas, mas é importante tomar cuidado, pois você só vende por esse canal se você tiver um preço menor. O problema todo é que se você abaixar demais o preço e precisar de muitos cliques para vender ( esses sites cobram por clique ) a sua margem de lucro pode ser muito baixa ou até mesmo negativa.

Sendo assim, tome muito cuidado para não perder grana ao invés de ganhar.


6 – Compras Coletivas


Sites de compras coletivas podem fazer o seu produto e/ou serviço aparecer no mapa, e também é uma ótima forma de contornar o seu “custo afundado”.

O grande erro em anunciar nesses sites é achar que você pode agir com descaso com o cliente só por ele ter pagado menos.

Ao contrário, você tem que tratar ele a pão de ló, pois a ideia primaria não é ganhar dinheiro vendendo seu produto e/ou serviço a preço de banana.

Mas, sim, gerar uma experiência boa no comprador para que ele se torne um cliente que vá voltar e te dar lucro em longo prazo.

E lembre-se, um cliente satisfeito é a MELHOR propaganda do mundo.


7 – Remarketing ou Retargeting


O Remaketing ( ou Retargeting ) veio para resgatar os seus clientes que quase compraram em sua loja, ou chegaram bem perto de terminar de preencher o formulário de contato.

Esse formato de anúncio é bom, mas pense comigo, se o cliente quase terminou a ação que você queria, porque é que ele não terminou? Ele ainda precisa de um incentivo para comprar, ou pedir um orçamento, seja um Frete Grátis, ou mostrar um diferencial do seu serviço.

O remarketing funciona, desde que você entenda o que está faltando para o usuário se tornar um cliente. Veja mais o que o remarketing pode fazer.


8 – Programa de Afiliados


Essa estratégia é muito boa, mas pouco utilizada por pequenos e médios empreendimentos digitais.

O programa de afiliados consiste em disponibilizar seus produtos ou serviços para que outras pessoas, geralmente blogueiros, possam divulga-los em seus blogs. Daí, você paga ao blogueiro só quando vender, ou seja, o blogueiro anunciou o produto conseguiu vender um, então ele ganhará X% em cima da venda.

É como um vendedor comissionado digital, eu, particularmente, acho essa ideia ótima, o empresário não perde, só ganha.





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