Por Paulo Faustino
Rankear localmente no Google de um país parece uma tarefa muito complicada para a grande maioria dos blogueiros, mas verdade seja dita, é uma estratégia relativamente simples de atingir. Muitos blogueiros têm curiosidade de perceber como é que nós, estando em Portugal num servidor de hospedagem Português, rankeamos tão bem localmente no Brasil e nos resultados de buscas orgânicas do Google Brasil.
Dependendo do tipo de tráfego e leitores que você pretende para o seu blog, existem algumas estratégias que você poderá colocar em prática para que os resultados do seu blog apareçam localmente no Google Brasil ou no Google Portugal ou em qualquer outro Google, sendo que ao optar por uma estratégia deste tipo, você poderá também perder alguns dos seus rankeamentos atuais. Isso aconteceu conosco quando decidimos que o nosso target seria o Google Brasil e não o Google Portugal. Tomando essa decisão, acabamos perdendo alguns posicionamentos em Portugal, mas subimos imenso no tráfego orgânico do Brasil.
A vantagem de rankear localmente num determinado país é que você poderá captar mais facilmente a atenção do seu público alvo, ou seja, se você escreve por exemplo sobre apostas ou sobre empregos, e o seu target são empresas ou profissionais de Portugal, o seu objetivo deverá passar pelo rankeamento local no Google.pt.
No entanto, se você escreve sobre startups brasileiras, o seu target já passa pelo Google.com.br. Todos estes pormenores são fundamentais para que você consiga converter o máximo de leitores em dinheiro, contatos, ou simplesmente tráfego local qualificado.
FATORES DE RANKEAMENTO LOCAL
Existem inúmeros fatores que os buscadores têm em consideração para determinar a localização ou língua de um determinado site ou blog. Independentemente de o seu servidor de hospedagem estar na Holanda com um IP Holandês, você consegue contrariar essa situação para rankear localmente num outro país qualquer, dependendo obviamente de uma série de factores que a Google, por exemplo, tem em consideração na hora de submeter as suas páginas e artigos nos resultados de buscas orgânicas locais do seu país alvo.
Existem diversos factores que são tidos em consideração para que o seu site esteja rankeando para um determinado país ao invés de um outro. Vejamos sucintamente quais esses factores antes de analisarmos cada um deles individualmente, optando por estratégias que o podem ajudar a alavancar mais rapidamente o seu tráfego:
Endereço de IP do seu servidor de hospedagem;
Terminação do seu domínio (ex.: .com.br, .co.uk, .pt, .es, etc);
Linguagem utilizada nos textos presentes no seu site (ex.: português do brasil, português de portugal, inglês, etc)
Origem dos links externos que apontam para a sua página;
País alvo definido no Google Webmaster Tools;
Etc.
Se o seu objetivo é rankear localmente para um determinado país (ex.: Portugal, Brasil, Espanha, Reino Unido) é recomendável que você opte por um domínio com uma terminação local (ex.: com.br, .pt, .es, .co.uk) uma vez que os domínios com essas terminações têm uma maior tendência para rankeamento local no seu país de origem do que outras. Ainda assim, se você usar um domínio genérico (ex.: .com, .net, .org) é possível rankear localmente também para um qualquer país, seguindo algumas das outras regras e fatores de rankeamento local.
COMO SER ENCONTRADO NO GOOGLE DE QUALQUER PAÍS?
Conforme referimos anteriormente, existem uma série de fatores que o ajudam a rankear mais facilmente nos buscadores locais do Google (ex.: Google.com.br, Google.pt, etc), mas nem todos eles têm o mesmo peso. Nós, por exemplo, temos um servidor de hospedagem em Portugal, mas o nosso alvo são os resultados de buscas orgânicas do Google.com.br. Isto significa que o IP do seu servidor é um dos fatores que pode ser facilmente contornado com outras estratégias de rankeamento local conforme assinalamos anteriormente. Vamos então analisar o que você tem de fazer para que seu site ou blog possa aparecer mais facilmente nos resultados de buscas orgânicas de um determinado país ao invés do país em que atualmente estão aparecendo.
RE DIRECIONE O SEU DOMÍNIO
Se você tem um site ou blog com um domínio local (ex.: .com.br, .pt, .co.uk, etc) e você pretende rankear localmente para um outro país, é preferível que você opte por um domínio genérico do tipo .com ou .net. Normalmente os domínios genéricos são mais fáceis de rankear localmente em um qualquer país, do que propriamente os domínios com terminações locais. Se você tem um domínio .com.pt, por exemplo, o mais provável é que esteja rankeando para Portugal nos resultados de buscas orgânicas do Google.pt. Se por ventura o seu desejo é aparecer nos resultados de buscas orgânicas do Google.com.br, considere comprar um domínio genérico do tipo .com ou .net. e realizar um redireccionamento 301 permanente do seu site ou blog.
Você pode fazer exatamente o mesmo caso tenha um domínio genérico do tipo .com ou .net, e deseja rankear mais fortemente num Google local como por exemplo o Google Brasil. Nesse caso, o ideal é você comprar um domínio .com.br e realizar um redireccionamento 301 permanente desse domínio também.
ESCREVA SEUS TEXTOS NA LÍNGUA LOCAL
Se o seu objetivo é rankear localmente para um determinado país, adoptar a escrita e linguagem desse país é também uma forma de você melhorar os seus rankeamentos locais. Além disso, ao mudar o seu estilo de escrita, você estará tornando a sua informação mais acessível e de fácil leitura para os usuários que encontram o seu site ou blog localmente nesse buscador. Essa é uma das grandes razões porque nós tentamos escrever atualmente em Português do Brasil. Além de ser um fator importante para rankeamento local no Google.com.br, é também uma forma de tornar a leitura dos nossos textos mais fácil para os nossos leitores do Brasil.
ALVO DO GOOGLE WEBMASTER TOOLS
Este é provavelmente o truque que a grande maioria dos blogueiros não tem em consideração quando pretende rankear localmente num determinado buscador do Google. Se você tem uma conta no Google Webmaster Tools, existe lá opção que lhe permite definir qual o país onde você pretende ter maior impacto com os seus artigos e páginas. Esta alteração tem resultados imediatos ao fim de 1 ou 2 semanas, e poderá também, conforme referimos anteriormente, alterar os seus rankeamentos atuais. Se por ventura nunca usar o GWT, considere ler este nosso tutorial: Tutorial passo-a-passo para o Google Webmaster Tools.
Na sua conta do Google Webmaster Tools, vá no menu lateral esquerdo e clique em “Site Configuration” > “Settings” e na opção “Target users in” escolha o país para o qual deseja que os seus artigos e páginas apareçam mais. No nosso caso, o target da Escola Dinheiro é o Brazil, o que faz com que o nosso rankeamento seja mais eficientemente nos resultados orgânicos do Google.com.br do que propriamente do Google.pt, por exemplo. Se você pretende que seu site ou blog rankeie bem localmente para o Google.es, ou o Google.co.uk, por exemplo, escolha como target os países Espanha ou Reino Unido.
FAÇA LINK BUILDING LOCAL
A origem dos links externos do seu site ou blog é também um fator extremamente importante quando o seu objetivo é rankear localmente num determinado buscador da Google. Se você tem um blog que pretende rankear localmente no Google.com.br, mas está constantemente recebendo links de sites e blogs em Espanha, isso irá influenciar o seu rankeamento local no Google.es. Isto significa que se você quer rankear localmente num determinado buscador, você deverá conseguir captar links orgânicos de qualidade nesse mesmo país. Essa foi uma das grandes razões porque sempre recebemos muito tráfego do Brasil. Muitos blogueiros citavam nosso blog com links vindos do Brasil, o que nos ajudou imenso a conseguir bons posicionamentos nos resultados orgânicos do Google.com.br.
Crie uma estratégia de link building para conseguir captar links orgânicos no país para o qual pretende rankear. Essas estratégias podem ir desde a publicação do seu blog num diretório de blogs, a publicação de matérias em diretórios de artigos, a realização de concursos no seu site ou blog, acompra de artigos patrocinados em blogs relevantes e da sua área, trocas indiretas de links, entre muitas outras.
DIRETÓRIOS DE BLOGS
DIRETÓRIOS DE ARTIGOS
Se você por ventura pretende realizar um rankeamento local por exemplo em Espanha, no Google.es, é importante que você procure por diretórios de blogs e artigos espanhóis, sites e blogs espanhóis e locais onde possa conseguir links orgânicos de qualidade em Espanha. O mesmo se aplica a qualquer outro país. As suas estratégias de link building têm de ser obviamente locais também, pelo que de nada lhe vale inserir seu site ou blog em diretórios do Brasil, quando o seu objetivo é rankear localmente em Espanha, correto?
Se tiver dificuldades em trabalhar o seu link building, considere ler esta matéria: 15 estratégias de link building para usar no seu blog!
MOTORES DE PESQUISA LOCAIS
Outro aspecto interessante é colocar seu site ou blog em motores de busca locais e/ou associados com ao país onde você pretende conseguir melhores rankeamentos locais. O pessoal do Search Engine Guide tem uma lista de países e motores de busca por país devidamente organizados no seguinte endereço: http://www.searchengineguide.com/pages/Regional/Countries/index.html. Escolha o país para o qual pretende rankear seu site ou blog, e submeta esse mesmo site nos motores de busca listados nessa diretoria.
Embora esta tática já não tenha o mesmo peso que tinha há alguns anos atrás, é sempre uma forma válida de você colocar os endereços de artigos e páginas a aparecerem em vários portais de buscas locais no país que você deseja.
OUTRAS ESTRATÉGIAS
Existem ainda outras estratégias que de acordo com os Search Engine Ranking Factors de 2011 desenvolvidos pela SEOmoz, podem ser importantes de englobal na sua estratégia de rankeamento local também, principalmente o que diz respeito às mídias sociais. Artigos com muitos tweets tendem a ter melhores posicionamentos no Google, enquanto que artigos com muitos Likes tendem a ter melhores posicionamentos no Bing. Posto isto, você deverá também aproveitar as mídias sociais para agregar usuários do país onde pretende que o seu site/blog tenha melhores posicionamentos, e com isso conseguir maiores partilhas dos seus artigos no Facebook, e também mais retweets nas mensagens que publica na sua timeline do Twitter, por exemplo.
Já o Google+ tem um papel fundamental nos rankeamentos locais e globais, através do botão +1 e do número de usuários que dão +1 nos seus artigos. Independentemente do local em que pretende efetuar seus rankeamentos, é importante que tenha estas estratégias em consideração para conseguir melhores posicionamentos e consequentemente melhores rankeamentos locais nesse buscador.
Até Já!