por Asaas
Toda empresa enfrenta desafios diários para driblar a concorrência, cativar novos clientes e manter os já conquistados. E não se engane, a missão de estar sempre à frente não é restrita apenas aos grandes. Micro e pequenos empresários também precisam de estratégias específicas para atrair seu público e melhorar seu posicionamento no mercado.
É sobre isso que vamos falar! Confira nossas dicas e entenda como o marketing local pode alavancar seus negócios.
Mas o que é marketing local?
De forma resumida, podemos dizer que marketing é um conjunto de ações pensadas estrategicamente para promover um serviço ou produto. O objetivo principal está ligado à conversão de clientes, com aumento na taxa final de vendas. No caso do marketing local, a definição e o objetivo são os mesmos. O que o diferencia é o público-alvo, que reside ou trabalha geograficamente próximo ao negócio a ser divulgado.
A eficácia do marketing local está no fato dele ser uma ferramenta que consegue enviar ao consumidor final as mensagens que ele gostaria de receber, sempre alinhadas com os seus hábitos e características culturais e econômicas definidas pela região na qual vive.
Dica de ouro: use a criatividade
Esqueça aqueles manuais que dizem “Para ser bem-sucedido no mundo dos negócios, você precisa ser o melhor na área em que atua”. Na verdade, para conquistar seu cliente, além de ser o melhor no que faz, você também precisa ser visto dessa forma, por isso a importância da divulgação correta. E engana-se quem pensa que estamos falando aqui apenas do tradicional jornal local, outdoor na praça principal ou panfletagem na esquina mais movimentada do bairro. Nossa dica vai além da divulgação padrão e se resume em uma palavra: criatividade.
Imagine uma loja de material de construção que disponibilize um espaço para as crianças se distraírem enquanto seus pais escolhem os produtos com calma. Imagine também um bar que coloque tigelas com água na calçada para que os cães se refresquem enquanto seus donos bebem seus chopes com os amigos. Agora pense em uma padaria que abra antes das 6h e leve seu café da manhã quentinho, todos os dias. Essas ideias iam facilitar a rotina de muitas pessoas, não iam? Ainda mais se não cobrassem mais caro que o concorrente por conta das “gentilezas”. Isso também é propaganda positiva! É o marketing local colocado em prática de forma criativa e muito funcional.
Tenha a internet como aliada do marketing local
Mesmo que você tenha uma pequena loja de salgadinhos no seu bairro, acredite, investir em divulgação digital também será muito útil para seu negócio. Hoje em dia, muitos consumidores pesquisam na internet antes de adquirir um produto, até mesmo você! Sites de avaliação, listagens gratuitas e anúncios em sites de cupons são boas apostas. Além, claro, das redes sociais.
Colocando o marketing local em prática
Agora que você já entendeu o conceito de marketing local e já sabe que ele pode ser o diferencial entre o seu negócio e o do seu concorrente, é hora de colocá-lo em prática. Não se esqueça de que as ações devem ser pautadas nas necessidades e características próprias da sua região. Se suas ideias remeterem ao “como nunca alguém fez isso aqui no bairro?”, é sinal de que você está no caminho correto.
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