por Fábio Ricotta
Hoje irei falar sobre uma série de fatos que fazem a diferença na hora de fazer o seu blog ter sucesso, ganhar visitas e monetizá-lo. O artigo vai dar algumas dicas para quem está começando agora e para quem já tem seu blog poder incrementá-lo e torná-lo mais atrativo aos leitores e, consequentemente, mais lucrativo. Vamos as dicas:
Conheça as Plataformas do Mercado
Hoje quando se fala em criação de blog, existem duas saídas: a gratuita e a paga.
Na versão gratuita, existem duas plataformas muito utilizadas a WordPress.com e a Blogger. Ambas oferecem praticamente as mesmas funcionalidades, mas quando você desejar sair destas plataformas, o Blogger é o mais engessado. Nestas duas opções você não paga para hospedar o seu blog, e ele fica em um endereço como http://meublog.wordpress.com ou http://meublog.blogger.com.
A versão que eu prefiro é a paga, mas aqui tem um detalhe. Você vai pagar pela empresa que hospedará o seu blog e não pela plataforma. Quando escolher a plataforma, a minha sugestão aqui é o uso do WordPress, mas não a citada acima e sim o sistema open source. Você obtém os arquivos e instala-os em seu servidor. A parte boa é que muitas empresas de hospedagem possuem a opção de você solicitar a instalação do WordPress para você, facilitando a sua vida.
Em termos de empresas de hospedagem, posso indicar algumas para você cotar o serviço. Utilizamos na Mestre a empresa Zertico para a hospedagem de blogs e sites de clientes. Existem também outras empresas que recomendo, a Eveo e UOL Host.
Criação de Conteúdo
Na Internet podemos dizer que conteúdo é tudo! A coisa mais importante que você pode fazer no seu blog é escrever artigos de qualidade. Para isto, você precisa pesquisar no mercado quais são os assuntos mais populares e mais interessantes para a sua audiência.
Outro ponto importante é anexar ao seu artigo imagens e vídeos sempre que possível, pois é agradável ler uma matéria e ver um vídeo ou foto relacionado. Se seus artigos forem mal feitos os visitantes podem até chegar ao seu blog mas dificilmente irão retornar, com isso você não conseguirá recomendações de outros blogs e sites de qualidade, que por sinal são parte da estratégia de SEO.
Pensando em investimento de tempo, você deve gastar cerca de 70 a 80% do seu tempo, produzindo conteúdo de qualidade, procurando por assuntos que estão em alta, assuntos polêmicos e principalmente de interesse do seu público alvo. Os 20% ou 30% restantes passe tentando melhorar o seu blog, sua usabilidade, visual ou aspectos do marketing digital.
Faça Diferente do que já Existe no Mercado
Muitos acham que é impossível fazer sucesso com um blog voltado para uma área muito explorada como por exemplo, tecnologia ou informática. Você não deve pensar como concorrer com os blogs grandes do mercado, realmente se você pensar será difícil bater alguns “concorrentes” porém com um pouco de criatividade é sim possível fazer o seu blog aparecer nas pesquisas dos buscadores.
Um modelo muito adotado em publicidade e marketing é a análise SWOT, onde você pode mapear a concorrência, os pontos positivos e negativos do seu blog. Esta análise irá lhe ajudar a identificar quais áreas você pode explorar para ter sucesso.